/* */ Cor Sem Fim: Eu perguntei, Miguel Araújo respondeu

Eu perguntei, Miguel Araújo respondeu

3 palavras que o definam? Miguel. Araújo. Jorge. Simples não é? Que há de melhor para definir uma pessoa que o seu nome?



Um  brinquedo de infância que o marcou foi a viola e o primeiro concerto a que se lembra de ter ido foi em 1989, com os seus 11 anos, do Bryan Adams na Exponor. Diz que não é difícil gerir o seu tempo porque está tudo na mesma agência (Primeira Linha) e eles é que tratam de tudo. O Miguel apenas tem de ir à sua agenda, ver quando tem concerto (e com quem) e saber se leva fato ou não... e (en)cantar. 


Veio acompanhado dos seus dois fiéis músicos (Diogo e Pedro Santos - não, não são irmãos), mas nem sempre a festa se faz com tão poucos elementos. Também actua em quarteto (com baterista) e em concertos como o de hoje no Festival do Crato (no Verão, ao ar livre) leva uma banda de 10 elementos! Apesar destas variações, o Pedro e o Diogo estão sempre lá.


O público que encontrou em Portalegre surpreendeu-o. Porquê, perguntam vocês? Porque o público do Alentejo é tradicionalmente mais reservado (o que não quer dizer que não seja tão apreciador como os outros, porque é, mas não se manifesta tanto) e por isso foi uma surpresa ver as pessoas a cantarem com ele. O Miguel diz que não dá para comparar com as outras vezes que cá esteve, pois foram contextos diferentes. Já cá tinha estado com Os Azeitonas na Semana Académica e com o projecto Quarteto em Mim (em que foi convidado para toar numa música) e numa noite de solidariedade com outros projectos. Nestes dois últimos actuou sem cachê.


Top 3 de sítios para tocar? 
Coliseu do Porto  
Queima do Porto  
Brasil 
Falta cumprir este último destino. Apesar deste destino de sonho que falta cumprir, Araújo não é novato no estrangeiro. Já tocou em Macau, em Espanha e no Luxemburgo. Também já tocou junto ao mar, num barco, num comboio, num eléctrico, no campo e na cidade. Em breve vai tocar na Suíça e na Inglaterra. Para completar estes sonhos, com que artista morto ou vivo é que ele gostaria de tocar? Jimi Hendrix!


Relativamente aos espaços do CAEP, diz que têm uma boa acústica, das melhores que já (ou)viu. Acha que têm um bom equipamento... mas a precisar de uma reforma. Gostou de tocar "Anda comigo ver os aviões" naquela noite, música que nem estava no alinhamento.


Prefere tanto frutas como vegetais, mas diz que depende da situação. Para a sobremesa escolhe fruta, mas para acompanhar um bacalhau cozido... não dispensa uns grelos!

Para ficar encravado no leitor de CD's do carro, escolheria A Paixão (segundo Nicolau da Viola) do Rui Veloso e na sua mesa de cabeceira podemos encontrar o Livro do Desassossego. Se fosse uma peça de mobiliário? Uma mesa de cabeceira para poder ter o Livro do Desassossego em cima.


Terminámos com a habitual pergunta de uma frase à escolha do entrevistado. O Miguel citou Marco Paulo na Queima do Porto:


Não se esqueçam de dar um beijinho às vossas mães.

Sem comentários:

Enviar um comentário